Presente

Eu não sabia o que fazer diante daquele convite. Quer dizer, sabia-o bem. Apenas negar. Dizer que não estava a fim. Mas não quis ser tão direta. Inventei que já tinha compromisso marcado para a noite. No passado, jamais teria agido assim. Aceitaria de pronto. Diria sim, sem pensar. E disse. No passado, eu disse sim todas as vezes. Mas agora eram outros os objetos dos meus desejos. E ele não estava entre eles como todos os outros que passaram já não estão.

Clarice Lispector diz: “Cada coisa tem um instante em que ela é.” Essa frase me remete à impossibilidade de reviver o que quer que seja. As coisas são o que são e apenas no momento em que são. Logo escapa, foge, deixa de ser e ficamos tão somente com a vaga lembrança de uma fumaça que se esvai.

Ele não era mais o mesmo. Eu, muito menos. Nem em aparência se parecia com aquele homem dos encontros de outrora. O charme cedeu ao tempo, a chama nos olhos foi substituída por um fiapo de luz que, para mim, não mais brilhava. Olhava-o e nada sentia. Meu braço roçou por acaso no dele e nada em mim se acendia. O que foi deixou de ser.

É preciso permitir que os instantes nos consumam, mergulhar em nossas paixões e amores com a entrega que o momento exige. Paixões e amores passam, e tudo passa. Nada trará o retorno do que se perdeu. É vã a tentativa de se apegar ou se prender ao que quer que tenha nos acontecido. E é injusto com quem somos agora nos furtar o agora em nome do que não é, nem pode ser.

Eu tenho essa queda de me dar totalmente às relações enquanto elas fervem, e até de fazer ferver. Mas quando sinto que ali não há espaço para mais nada que encante, emocione ou instigue um ao outro, vou-me embora sem voltar-me para trás, sem vontades, sem saudade.

Convites continuam sendo feitos diante da ilusão de quererem resgatar algo do passado. Nego todos. Estou entregue ao presente. Quero vivê-lo inteiramente e apaixonadamente, porque não sou nada boba. O que foi, foi. O que vier não sei como será. Mas hoje é hoje.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s